Chamada pública para a revista AD AETERNUM | Temática principal: O DIÁLOGO COMO FERRAMENTA

PORTUGAL-

AD AETERNUM é uma publicação científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Portugal), que integra a área de Ciência das Religiões do Grupo Lusófona, e pretende promover e divulgar o conhecimento teológico através da investigação e da reflexão. Convidam-se os investigadores interessados a participar com artigos científicos originais para integrar o Número 5, a sair em Janeiro de 2023, em especial no sentido de partilharem as suas pesquisas e reflexões científicas que possam contribuir para a valorização e o aprofundamento do debate no âmbito da temática principal “O diálogo como ferramenta”.

Pugnando pela qualidade científica e pelo diálogo interconfessional, ecuménico e inter- religioso, a revista constitui um espaço aberto a docentes e investigadores, na base de um debate que possibilite o diálogo com outros campos do saber científico, contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo, a compreensão das dinâmicas da existência humana, da fé e do compromisso com a justiça e a esperança cristã.

O diálogo afigura-se cada vez mais no mundo contemporâneo como uma ferramenta indispensável nas relações sociais e humanas. Em particular porque este é um tempo de extremos, em que os populismos e a emergência das redes sociais trouxeram para a praça pública inúmeras considerações inconcebíveis, posições extremadas, polémicas
recorrentes, notícias falsas e até insultos, muitas vezes sob a capa dum conveniente anonimato.

O facto de parte do campo religioso se ter deixado contaminar por esta cultura agressiva veio reforçar a importância do diálogo, de saber escutar e de tentar compreender o sentimento e as ideias alheias, com vista a uma convivência sã e à permanente construção da paz.

A submissão dos artigos deverá obedecer às normas da Revista e todos os textos deverão ser submetidos pela plataforma da mesma até 31 de Outubro de 2022.

Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a secção Sobre a Revista e ler as políticas de secção, bem como as Instruções para Autores. É necessário que os autores se registem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se registado basta aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *