A Campanha Primavera para a Vida chega ao 22º aniversário

 

A Campanha Primavera para a Vida da CESE chega ao 22º aniversário com uma importante trajetória em prol dos direitos humanos, justiça, paz, diálogo ecumênico e inter-religioso. Neste ano, a iniciativa abraça o tema “Andar com Fé pelos caminhos da Democracia:Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; 1 Pedro 2.16a” trazendo a discussão sobre o momento político vivido pelo Brasil de ataques constantes contra suas instituições democráticas e o compromisso da organização com a sua radicalidade.

Em tempos de crescimento das ondas ultraconservadoras, aprofundamento das desigualdades, e ameaças de golpe, a CESE retorna à sua história, de organização ecumênica fundada no período da Ditadura Militar para ser uma diaconia de justiça social e de serviço, e reafirma a defesa de um sistema político que assegure o respeito aos direitos humanos e às liberdades.

A proposta é não só abordar a democracia e sua importância para superação das desigualdades históricas, enfrentamento às violações sistemáticas aos direitos, aos fundamentalismos e ao racismo religioso, mas também trazer reflexões e discussões que estimulem força, paz e resiliência nesses tempos.

A inciativa acontece durante a primavera e terá diversas ações, entre elas, evento público, mística, e subsídios bíblicos.

A jornalista Magali Cunha também marca presença no lançamento da 22ª Campanha Primavera para Vida. Dentre tantas iniciativas, vale destaque para sua atuação como editora-geral do Coletivo Bereia, o primeiro mecanismo de checagem de notícias no Brasil especializado em religião. Um trabalho primoroso em defesa da fé cristã a partir da busca pela verdade. Magali também é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas. 

A ativista negra, feminista e de axé Benilda Brito é uma das grandes convidadas do lançamento da 22ª Campanha Primavera para a Vida. Com uma trajetória marcada pela luta antirracista e em defesa dos Direitos Humanos, ela vem sendo uma ponte entre os movimentos sociais e as religiões de matriz africana. Este ano, ela nos ajuda a pensar como trilhar os caminhos da democracia com muita fé e axé. 

O lançamento será no dia 27 de setembro, 17h30, na CESE – Rua da Graça, 164, Graça. Salvador (BA).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *