Vídeo de Bia Kicis sobre conferência em NY volta a circular com desinformação

Coletivo Bereia-Xênia Casséte-

Circula novamente nas redes sociais um vídeo em que a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) usa a tribuna da Câmara dos Deputados para falar sobre um evento a ser realizado no próximo mês de novembro, em Nova Iorque, a Brazil Conference NY. A deputada criticou com um tom irônico: “Nós temos aqui uma conferência em que se anuncia, aspas, A economia do Brasil com o novo governo, fecha aspas”. E ela continua: “Participam dessa conferência o ministro Alexandre de Moraes, a ministra Carmem Lúcia, o ministro Dias Tóffoli, o ministro Gilmar Mendes […]”.

Kicis diz que estranhou, “afinal de contas já se anuncia em 15 de novembro um novo governo. E eu pensei: o que será que eles sabem – os ministros do Supremo, o recém-eleito ministro do TSE – que nós não sabemos?!” E ainda usando a tribuna da Câmara Federal, a deputada diz que fez contato com a empresa que organiza o evento (lide.com.br) e constatou que pertence ao grupo Dória. “Isso é absolutamente estarrecedor! Anuncia-se já, dias 14 e 15 de novembro ‘a economia do Brasil com o novo governo’, ou seja, estão aqui garantindo que o presidente Bolsonaro não será reeleito e isso é feito na presença de cinco ministros do Supremo Tribunal Federal e do já recém-eleito presidente do TSE, aquele que presidirá o TSE durante o processo eleitoral. Isso é estarrecedor, eu gostaria que nós tivéssemos esclarecimento a respeito disso”, conclui Kicis.

A deputada já havia publicado um tuíte em 6 de julho passado sobre o mesmo assunto. Logo em seguida, checagens feitas por alguns projetos de enfrentamento de fake news  provaram ser falsas as acusações de Bia Kicis com relação ao programa anunciado pela empresa Lide, que é a organizadora do “Brazil Conference New York”, com o apoio institucional da Brazilian-American Chamber of Commerce (BACC).

De acordo com o site de notícias UOL, durante live no dia 7 de julho de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também sugeriu uma relação entre o tema do evento e “a possibilidade de o STF já saber que o país teria um novo presidente em 2023”. Bolsonaro afirmou: “Olha, o Supremo e esses outros economistas estão dizendo que vamos ter um novo governo. Eles já sabem o resultado das eleições? Esquisito isso, né?”.

Na verificação feita pelo UOL, o Grupo Lide explicou, em nota publicada no dia 7 de julho, “que o tema da palestra dos economistas foi alterado para facilitar a compreensão. A temática proposta para o debate do dia 15 de novembro foca no panorama econômico do Brasil pós-eleições, independentemente do vencedor ou da vencedora do pleito nacional. Qualquer interpretação diferente desta pauta está errada”.

Também o site de notícias Terra checou a fala da deputada Kicis e os compartilhamentos nas redes sociais: “Publicações nas redes sociais sugerem que ministros do STF já saberiam do resultado das eleições de outubro, pois estão previstos para participar de um debate em Nova York, em novembro, sobre o ‘novo governo’ — o que é falso.” 

Bereia visitou o site da Lide (www.lide.com.br), em 14 de setembro, onde pode ser encontrada a programação do evento “Brazil Conference New York”, e onde também podem ser feitas as inscrições. É possível observar na programação que, de fato, foi mudado o título do tema do painel que ocorrerá no dia 15 de novembro, que será: “A Economia do Brasil a partir de 2023”, e não mais “A Economia do Brasil com o novo governo”. O Grupo Lide explicou que o assunto diz respeito, desde o início, ao cenário no Brasil após as eleições de 2022.

Respeito à Liberdade e à Democracia

Da forma como a deputada Kicis afirmou, os ministros Carmen Lúcia, Luiz Fux, Gilmar Mendes e  Dias Toffoli e o ministro recém-eleito presidente do TSE, Alexandre de Moraes seriam os palestrantes do painel sobre economia no “Brazil Conference NY”. Porém, isto é falso. Os ministros participarão na abertura, em 14 de novembro, sobre o tema “O Brasil e o respeito à Liberdade e à Democracia”.

A programação completa, como se pode ver no site do Lide é a seguinte:

14 de Novembro
“O Brasil e o Respeito à Liberdade e à Democracia”

Presenças confirmadas:

Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Cármen Lúcia, Ministra do Supremo Tribunal Federal
Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Luís Roberto Barroso, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Ricardo Lewandowski, Ministro do Supremo Tribunal Federal

15 DE NOVEMBRO
“A ECONOMIA DO BRASIL A PARTIR DE 2023″

Presenças confirmadas:

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central
Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda (2016 – 2018) e Presidente do Banco Central (2003 – 2011)
Joaquim Levy, Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados no Safra e Ministro da Fazenda (2015)
Pérsio Arida, Economista, Presidente do BNDES (1993 – 1994) e Presidente do Branco Central (1995)
Rodrigo Garcia, Governador do Estado de São Paulo
Rubens Ometto, Presidente do Conselho de Administração da Cosan

Moderação:
Merval Pereira, Colunista, Comentarista Político e Escritor.

Grupo LIDE

Conforme publicação em seu site, “o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.  Foi fundado no Brasil, em 2003”. E, de fato, faz parte do Grupo Dória.

Ainda segundo o site, “podem ingressar no LIDE empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais, companhias que praticam a governança corporativa, valorizam o ser humano em todos os níveis, respeitam o meio ambiente e oferecem apoio a programas de responsabilidade social; além de organizações notórias, que tenham imagem pública de alta reputação no Brasil e no exterior”.

***

Bereia considera ENGANOSA a fala de Kicis em trecho de gravação em vídeo de um pronunciamento dela na Câmara dos Deputados, compartilhado em suas mídias  sociais. A deputada federal ligou os nomes dos ministros do STF a um painel em que não seriam os palestrantes no evento “Brazil Conference New York”, para induzir seus seguidores ao engano.  Ela buscou fazer crer que o painel trataria de assuntos sobre um novo governo brasileiro, insinuando que os ministros do STF saberiam demais sobre os resultados das eleições. 

Referências de checagem: 

Lide. https://www.lide.com.br/ Acesso em: 14 set 2022

Lide Brazil Conference. https://www.lide.com.br/eventos/lide-brazil-conference-new-york1 Acesso em: 14 set 2022

Uol. https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/07/15/ministros-do-stf-nao-participarao-de-debate-sobre-novo-governo-em-ny.htm?cmpid=copiaecola Acesso em: 14 set 2022

Terra. https://www.terra.com.br/noticias/ministros-do-stf-nao-participarao-de-debate-sobre-novo-governo-em-novembro,99829bbb3d896b7cb3d87182a1cc2f89l87w0ols.html Acesso em: 14 set 2022

Grupo Dória. https://www.grupodoria.com.br/ Acesso em: 19 set 2022

Brazilian-American Chamber of Commerce. https://brazilcham.com/ Acesso em: 19 set 2022

***

Foto de capa: YouTube

A autora é jornalista e editora no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, com experiência em assessoria de comunicação no setor de educação e no setor público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *