O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil completa 40 anos de fundação. Composto pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida, o CONIC nasceu no ano de 1982, em Porto Alegre (RS).
A criação do CONIC foi fruto de um longo processo de articulação entre as igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista (esta última não integra mais o CONIC, mas foi uma das igrejas fundadoras).
“O CONIC tem sido o mais significativo órgão do ecumenismo brasileiro, sendo voz relevante no cenário social e político brasileiro. Esse papel se faz necessário hoje, talvez mais do que nunca, em meio à aguda polarização que assola a sociedade brasileira, com reflexos no interior das próprias igrejas. Faz-se imperioso um inequívoco testemunho em favor de uma unidade calcada evangelicamente na justiça, na paz, no cuidado da criação e no respeito à diversidade”, Sonia Mota da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço.
“O CONIC cumpre um papel importante na sociedade atual, pois, além de promover o diálogo ecumênico, também contribui para fortalecer e ecoar a voz profética das Igrejas no combate às injustiças e desigualdades sociais, principalmente ao racismo religioso que tem sido fortemente alimentado pelos fundamentalismos religiosos e políticos”, Walter Altmann, IECLB.
Nascido em Porto Alegre, hoje o CONIC tem sua sede em Brasília (DF). Centro do poder, estar na capital federal traz ao CONIC um ambiente propício à interação com os poderes da República. Essa interlocução é feita, sempre, no sentido de cobrar e relembrar aos poderosos seu real papel no poder: o compromisso com o povo que mais sofre e com a eliminação das desigualdades. O Conselho não tem uma “bancada da bíblia”, pois defende veementemente a separação entre Igreja e Estado. E jamais se silencia diante das violações de direitos. Neste sentido, CONIC atua, articulado com diferentes grupos, para incidir em políticas públicas a favor da distribuição de renda, segurança alimentar, políticas antirracistas e pelos direitos das mulheres. Historicamente, participa em diferentes conselhos, com destaque para o Conselho de Economia Popular e Solidária. Em sua história, participou no Programa Nacional de DST/ HIV Aids e, atualmente, está no Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Ecumenismo
O CONIC mantém entre os seus objetivos a promoção das relações ecumênicas entre as igrejas e o fortalecimento do testemunho conjunto das igrejas-membro na defesa dos Direitos Humanos. Para alcançar tal meta, as igrejas que compõem o CONIC vivenciam uma parceria de diálogo, de valorização da vida humana, de amizade fraterna e de convivência enquanto entidades que buscam um caminho comum. Essa promoção do ecumenismo nunca quis, nem o fará, a criação de uma única igreja. Muito pelo contrário. Ecumenismo é caminhar junto na diversidade. Quem entende que o ecumenismo quer criar uma “super religião” não compreendeu o significado de ecumenismo, nem das palavras de Jesus em João 17:21: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. Ecumenismo é isso: um testemunho comum de que, enquanto cristãos, temos muito mais motivos para estarmos unidos do que separados.
Apoie
O CONIC, apesar da importância e papel preponderante na sociedade brasileira, incluindo a participação ativa pela redemocratização do Brasil, as Diretas Já, hoje possui uma equipe bastante enxuta, composta de apenas três pessoas, incluindo a secretária-geral, Romi Bencke. Isso ocorre não por uma questão de opção, mas por falta de recursos que, infelizmente, diminui a cada ano. Para que nossa instituição siga viva, precisamos de apoio.
Você pode apoiar o CONIC de duas formas: orando para que continuemos firmes em nosso propósito e, de modo concreto, doando algum valor para esse Pix: 00721266/0001-23 (CNPJ).
E fica o convite para também acompanhar o trabalho nas mídias:
- Facebook: facebook.com/conselhonacionaldeigrejas
- Twitter: twitter.com/conic_brasil
- Instagram: instagram.com/conicbrasil