CIEMAL elege o novo Conselho de Administração para o quinquénio de 2022-2027

Em tempos muito desafiadores devido aos efeitos causados pela pandemia de COVID19, o Colégio de Bispos, Bispas e Presidentes do CIEMAL elegeu o novo Conselho de Administração para o quinquênio 2022-2027. O processo eleitoral foi realizado virtualmente, fazendo uso dos benefícios proporcionados pela Plataforma ZOOM, onde os Bispos, Bispas e Presidentes das Igrejas Metodistas da Região Latino-americana e caribenha se reuniram para tais fins. Normalmente, esses tipos de eleições são realizadas presencialmente, sendo a primeira vez que são realizadas virtualmente.

Os resultados desta eleição dão lugar a uma nova liderança, presidida pela Dra. Revda. Lizzette Gabriel Montalvo, Bispa da Igreja Metodista de Porto Rico, que se torna a primeira Mulher Bispa eleita como presidente deste órgão colegial. A Bispa Lizzette Gabriel foi Presidente do CIEMAL no quinquênio 2012-2017 e Vice-Presidente no quinquênio 2017-2022. Ela será acompanhada neste espaço pastoral latino-americano e caribenho pelo Bispo Bruno Roberto Pereira dos Santos, recém-eleito Bispo da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista do Brasil, que por sua vez é o secretário do Colégio dos Bispos da Igreja brasileira; e para o Secretariado da Diretoria foi eleita a Dra. Evelyn Wibmer Murdoch, que é a Presidente da Igreja Metodista do Uruguai.
 

O Conselho de Administração cessante foi formado pelos Bispos, Juan de Dios Peña Gallegos, da Igreja Metodista Evangélica em El Salvador, como presidente; Dom Samuel Aguilar Cury, da Igreja Metodista do Peru, como vice-presidente e a bispa Hideide Brito Torres, da 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista do Brasil, como secretária.

O Colégio de Bispos, Bispas e Presidentes é um organismo do Conselho das Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe (CIEMAL), cujos propósitos são acompanhar pastoralmente a Igreja Latino-Americana e Caribenha e ser uma voz profética diante do Novos desafios e novas realidades que a Igreja e a sociedade da região enfrentam.




Lizzette Gabriel Montalvo

Ela é pastora da Igreja Metodista de Porto Rico desde julho de 1989. Teve uma liderança notável na Comunidade de Emaús de Porto Rico desde sua participação na Caminhada #3, no México (1989). Esteve ativamente envolvida na abertura de novas comunidades no Texas, Flórida, Geórgia e Nova Jersey. Ela possui uma certificação como Diretora Espiritual da Academia de Formação Espiritual #22 realizada em San Antonio, Texas. Dirigiu três academias em Porto Rico. Foi a primeira mulher reconhecida como capelã da Guarda Nacional de Porto Rico (1994). Atualmente, ela participou como voluntária do Comitê de Interação Cidadã, Comando Caguas da Polícia de Porto Rico. É membro ativa da Associação de Alzheimer de Porto Rico desde 2019 e atua como Diretora Espiritual do Grupo de Apoio ao Cuidador de Alzheimer Capítulo Caguas. Foi a primeira porta-voz do Comitê de Professores de Organizações Baseadas na Fé, Município Autônomo de Caguas.

Bispo Bruno Roberto Pereira dos Santos

Bispo da Igreja Metodista do Brasil e ligado à 4ª Região Eclesiástica, que inclui os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Secretário eleito do Colégio Episcopal da Igreja Brasileira, ele tem 20 anos de ministério pastoral. Atuando no Rio de Janeiro, foi pároco na capital e interior do Estado, sendo Superintendente Distrital. O Bispo Bruno Roberto é casado há 18 anos e tem 3 filhos. Membro da Igreja Metodista quando criança, ingressou na Faculdade de Teologia e recebeu sua primeira nomeação pastoral aos 21 anos. Estudou Pós-Graduação em Teologia e foi professor de homilética no Seminário César Dacorso Filho na formação de novos pastores.

Dra. Evelyn Wibmer Murdoch

Atual Presidente da Igreja Metodista no Uruguai. Nascida e baseado em Montevideo, capital do país. Casada, a meses do seu Jubileu de Ouro, mãe de 4 filhos, avó de 5 netos.

Ela vem de uma família, há várias gerações, metodista. Membro da igreja desde a adolescência, membro dos Comitês Diretivos da Igreja Metodista Central, representante nas Assembleias Nacionais, Vice-Presidente da Junta Nacional de Vida e Missão (JNVM) 2012-2015, Presidente da JNVM de julho de 2021 até à data.

Doutora em Medicina, Pós-Graduada em Medicina Interna, Pós-Graduada em Nefrologia, estudos em Gestão da Saúde e gestão de Centros de Diálise. Desenvolveu a sua profissão, entre outras, no Hospital Mutualista Evangélico. Gerente Geral do Mutualista Hospital Evangélico de 2015 a 2019. Representante do setor mútuo perante o Fundo Nacional de Recursos de 2011 a 2015. Co-fundadora de 1 centro de diálise aguda, 2 centros de diálise crônica e um centro de transplante renal. Presidente do Grêmio Médico do Hospital Mutualista Evangélico em 2 períodos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *