Solicitar a Rescisão Imediata da Suspensão Prolongada da Bispa Minerva G. Carcaño

IMU- A bispa Minerva Carcaño, a primeira mulher hispano-latina eleita como líder episcopal na Igreja Metodista Unida, é reconhecida dentro e fora da denominação como uma das líderes mais relevantes em favor da justiça social e da defesa dos direitos humanos dos imigrantes. A sua suspensão, devido ao processo disciplinar que enfrenta, estendeu-se para além do que é legal, criando um impacto negativo nos ministérios da Igreja que defendem os direitos das minorias, segundo vários “caucus” numa carta dirigida ao Colégio Episcopal da Jurisdição Ocidental.

Vários caucuses da Conferência Anual da Califórnia-Nevada, bem como organizações jurisdicionais e nacionais (MARCHA), divulgaram recentemente uma declaração enviada ao Bispa Karen P. Oliveto, presidente do Colégio de Bispos da Jurisdição Ocidental, e ao Rev. Rev. Dan Hurlbert, Executivo do o Colégio Episcopal da Jurisdição Ocidental, denunciando violações do devido processo no caso contra a Bispa Minerva Carcaño.

Desde março de 2022, a Comissão Episcopal e o Colégio dos Bispos da Jurisdição Ocidental tornaram pública a decisão de separar a Bispa Carcaño de suas responsabilidades episcopais, enquanto se investigava duas denúncias contra ela. Esta separação, que não deve ser superior a 60 dias, prorrogável por mútuo acordo até ao máximo de 300 dias, foi ultrapassada, implicando violação das normas do Livro de Ordem (texto constitucional da denominação) estabelecidas para este tipo de processos, de acordo com as indicações contidas na carta.

Por outro lado, as “caucus” que assinam a carta são organizações formadas por membros leigos e clérigos da Igreja, que trabalham para apoiar e defender os direitos de grupos raciais, étnicos e minorias dentro da Igreja, para os quais a suspensão e O isolamento ao qual foi submetido a Bispa Carcaño gerou um impacto negativo no desenvolvimento dos ministérios com minorias raciais e étnicas na Conferência Anual Califórnia-Nevada, segundo expressaram os líderes signatários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *