O programa CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia completa 45 anos de atuação

O programa CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia completa o 18 de maio, 45 anos de atuação. Desde 1978, promove a agroecologia como forma de alcançar segurança e soberania alimentar, assessorando famílias para a produção de alimentos saudáveis e, desde 2018, integra a Fundação Luterana de Diaconia.

Um exemplo dessa atuação é a história da Sirlei Eloí de Lima, do Jerri Eliano de Quevedo e da filha do casal, Itauane de Lima de Quevedo, no Kilombo Monjolo, em São Lourenço do Sul (RS). A família conta que, no início dos anos 2000, com assessoria do CAPA, tiveram mais condições de comprar sementes e mudas para iniciar a produção de hortaliças e tubérculos. Hoje, toda essa comida boa é comercializada em feiras agroecológicas na região.

“A assessoria para a produção de alimentos, visando no começo a segurança alimentar, e ainda juntando o conhecimento técnico da equipe com o conhecimento prático das famílias, é muito importante”, destaca Jerri.

Agroecologia alimenta e transforma vidas!

DOE AGORA

Dona Marta cultiva alimentos desde pequena na Comunidade Kilombola Madeira. Embora a produção ajudasse, nunca foi suficiente para alimentar toda a família. Por isso, ela trabalhava como faxineira em fazendas vizinhas. Quando recebeu apoio de FLD-COMIN-CAPA e foi apresentada à agroecologia, ela diversificou e aumentou a sua horta. Hoje, o que ela planta é capaz de alimentar toda a família e ainda gerar excedentes, comercializados para gerar renda.

“Quero que as pessoas vejam o que somos capazes de fazer produzindo comida!”

Faça parte dessa mudança e ajude-nos a construir histórias de superação. Acesse capa.org.br/doe e faça uma doação. Agroecologia em defesa da vida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *