Com a participação de mais de 50 membros de grupos da Amerindia de vários países da América Latina e do Caribe, teve início na quinta-feira, 22 de junho, o Encontro Continental da Amerindia “Topos da utopia em tempos de turbulência de nossa América”.
“Todos os caminhos levam a Manaus”, foi uma das expressões cunhadas por aqueles que partiram em sua “peregrinação” ao coração da Amazônia brasileira. Um a um e em pequenos grupos, eles chegaram de diferentes pontos geográficos da Pátria Grande, como México, El Salvador, República Dominicana, Uruguai, Colômbia, Honduras, Argentina, Guatemala, Paraguai, Porto Rico, Chile, Nicarágua, Brasil e até mesmo dos Estados Unidos.
Entre utopias e desafios
Durante os próximos quatro dias, o Centro de Formação Laura Vicuña, no bairro de Petrópolis, será o epicentro desse aguardado encontro que, em seu primeiro dia, se propõe a ver, a partir das narrativas e biografias de diversos sujeitos, por onde passam as utopias e os desafios de NuestrAmérica.
Com base na metodologia do ver-julgar-agir, os dias seguintes serão orientados para o “discernimento das causas subterrâneas do Espírito” e para a “tenacidade criativa”, a fim de assumir ações específicas na missão.
No domingo, 25, o encontro será concluído com uma reflexão sobre a projeção da Amerindia para os próximos três anos e a celebração de encerramento.
Acompanhe cada momento do Encontro Continental da Amerindia no site e nas redes sociais da Amerindia.