BRASIL-
Cerca de 20 famílias agricultoras de várias comunidades de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, participaram da capacitação em SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção). A formação faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido, e é executado pela Diaconia e por diversas organizações no Semiárido. Com três dias de duração, a capacitação abordou temas como: planejamento da produção agroecológica, tipos de adubação, manejo e manutenção das cisternas, comercialização dos produtos agroecológicos, entre outros.
Durante a capacitação, Edjanilda Lucia Bezerra, representante da Diretoria da Mulher de Carnaíba, falou sobre as redes de enfrentamento à violência contra as mulheres no município e destacou a importância da autonomia financeira para as mulheres.
A agricultora Maria de Fátima, da comunidade Filipe, em São José do Egito, falou sobre suas lutas e conquistas com a produção agroecológica. “Com a assessoria técnica da Diaconia, transformei minha história e alcancei minha autonomia financeira através da venda dos produtos do quintal agroecológico”, comenta.