Encontro do CONIC discute implicações do Ato de Reconhecimento Mútuo do Batismo

BRASIL-

Nos dias 17 e 18 de julho de 2024, o Instituto Salette em Curitiba foi palco de um importante evento para as igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Coordenado pela Comissão Teológica do CONIC, o “Encontro Itinerários Dialógicos – Conversas sobre as Implicações do Documento ‘Ato do Reconhecimento Mútuo da Administração do Sacramento do Batismo entre Igrejas-Membros do CONIC’” reuniu representações das igrejas-membro para discutir e refletir sobre os desafios e possibilidades do reconhecimento mútuo do batismo.

O documento em questão (clique aqui para ler), originalmente assinado em 15 de novembro de 2007 em São Paulo, visa promover a unidade e a cooperação entre as igrejas-membro, reconhecendo a validade dos batismos administrados por cada uma delas. Contudo, a baixa efetividade deste reconhecimento tem gerado frustrações.

Em 2023, o CONIC recebeu relatos de dois casos que ilustram essas dificuldades. Casais de determinadas igrejas-membro não foram aceitos como padrinhos em batismos de outras igrejas-membro, causando descontentamento e questionamentos sobre a validade do ecumenismo promovido pelo CONIC. Diante disso, decidiu-se organizar um encontro para refletir sobre o Ato de Reconhecimento Mútuo do Batismo, seus limites e possibilidades, especialmente no contexto atual de crescente fundamentalismo e fragilidade do movimento ecumênico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *