Fim de uma institucionalidade, mas não de uma causa maior

ARGENTINA-

Após 30 anos de serviços de comunicação ecumênica, a ALC Notícias decidiu encerrar suas atividades como instituição. “É o fim de uma instituição, mas não de uma causa maior”, diz Rafael Soares de Oliveira, integrante do Conselho de Administração da ALC. O último dia em que as notícias serão transmitidas é 30 de agosto.

“O amor pela causa das organizações de mídia baseadas na fé se une ao sonho histórico de uma grande pátria no território que nos une como América Latina e Caribe, e ele vive! Vive além de estar presente em nossos corações, em todos os confrontos com fundamentalismos de todos os tipos que sobrecarregam a mídia com desconstruções dos direitos humanos, ameaças à dignidade e a necessidade de narrativas alternativas – aquelas que não se alimentam de ódio e não alimentam inimigos por meio do confronto.
Ela vive nas vozes dos direitos, nas vozes das vítimas e dos vulneráveis.
Mas as construções humanas passam e precisam ser reconstruídas, dizem da diretoria.

Um pouco de história

A Agência de Comunicação da América Latina e do Caribe surgiu há 30 anos em Quito, Equador, como um empreendimento do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), da Conferência Cristã do Caribe (CCC), da Associação Mundial de Comunicação Cristã – Região da América Latina e do Caribe (WACC-ALC), do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe (CIEMAL) e dos Luteranos Unidos na Comunicação (LUC).  Os editores foram Fernando Oshige, Enrique Zerbin e Leonardo Felix. Fernando Oshige foi responsável pelo trabalho editorial por 12 anos e Claudia Florentin por 18 anos.

Esse ambicioso projeto tinha duas sedes: Peru e Argentina, mais de 25 correspondentes, três editores, um editor regional no Caribe, e era publicado em três idiomas, sempre comprometido com uma vida plena e digna para todos, uma vida comprometida, dando espaço à diversidade, à pluralidade de vozes, tornando visíveis as agendas das mulheres, da justiça climática, dos povos indígenas e dos direitos humanos na região.

Durante todos esses anos, tem sido um espaço para reuniões, vínculos e uma agenda comum para o movimento ecumênico regional.

O Consórcio atual é composto por:
AIPRAL-Alianza de Iglesias Presbiterianas y Reformadas de América Latina y Caribe), Centro Regional Ecumênico de Asesoramiento y Servicios (CREAS), World Association for Christian Communications in AL (WACC AL), Consejo Latinoamericano de Iglesias (CLAI), Federación Universal de Movimientos Estudiantiles Cristianos-FUMEC ALC, Consejo Nacional de Iglesias Cristianas de Brasil (CONIC), KOINONIA, Coordinadora Ecuménica de Servicios-CESE, PAZ Y ESPERANZA Perú, Fundación Luterana de Diaconia- Brasil, Otros Cruces. Além de outras organizações com as quais foram mantidos acordos estratégicos.

O que vem a seguir

A ALC Noticias decidiu se encerrar como instituição e refletir com seus parceiros e colaboradores sobre os desafios do momento atual e os que podem surgir em um futuro próximo. Para isso, será organizada uma reunião virtual no final de setembro, a ser anunciada oportunamente. Espera-se também realizar uma reunião de celebração e agradecimento pelo caminho percorrido. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *