Websérie Fé e direitos humanos na América Latina

A série, de Fe en la Resistencia, oferece um panorama da relação entre fé e direitos humanos, buscando tornar mais complexos os discursos que, em sua busca pela restauração da ordem tradicional, geram polarização nas sociedades latino-americanas e nas comunidades cristãs. Ao longo de seis episódios, tensões e confluências são mostradas entre as narrativas religiosas de movimentos sociais e políticos de diferentes tipos.

Lançamento Brasil

20 de Outubro – quarta-feira, 18h

Igrejas e política no Brasil: tensões e convergências

Carol Pires, jornalista

Henrique Vieira, pastor, ator e escritora (1).png
https://youtu.be/h7FWp3lS5D8
www.feenlaresistencia.orghttps://www.facebook.com/FeenlaResistencia

Episódio 1

A igreja tem um destino político?

Mostra-se o vínculo entre a guerra fria e a implantação do neoliberalismo, propiciado na região pelas ditaduras das décadas de 1960, 1970 e 1980. Por meio do Plano Condor, concebido no marco da Doutrina de Segurança Nacional, foram reprimidos sistematicamente grupos sociais, políticos e religiosos na perspectiva da libertação, considerados como uma ameaça comunista.

Episódio 2

O cristianismo é a reserva moral da sociedade?

A direita cristã na América Latina, desde suas origens estadunidenses até sua presença hoje em confluência com atores políticos conservadores, defendeu e defende imagens de Deus que justificam o racismo, o patriarcado, o extrativismo e a violência. Isso é exemplificado no caso paradigmático do Brasil.

Episódio 3

Existe diálogo entre a fé e o feminismo?

O diálogo entre as espiritualidades e a perspectiva de gênero é possível e necessário para se construir espaços democráticos e libertadores. Em contraste, atores sociais poderosos ligados à religião, política e economia na América Latina sustentam um discurso que apresenta o feminismo como o grande inimigo da fé cristã. Por meio da construção midiática da ideologia de gênero, promovem uma polarização funcional em detrimento das propostas de equidade, laicidade estatal e liberdade religiosa.

Episódio 4

O discurso religioso justifica a violência?

A promoção e plena participação das mulheres na sociedade e na igreja é uma luta de longa data. Hoje, as redes sociais são usadas para replicar narrativas ultraconservadoras por meio de mensagens curtas e simples. Essas narrativas revivem uma leitura que defende práticas antidemocráticas e negam a violência do passado para que seja naturalizada no presente. É preciso considerar as contradições da vida em sociedade e fazer uma análise a partir de sua complexidade para evitar uma polarização que seja funcional ao autoritarismo.

Episódio 5

Há caminhos para transformar o racismo ambiental?

Repensar a maneira como vivemos, produzimos e nos relacionamos com a natureza e todos os seus seres é vital porque somos interdependentes. Na América Latina se experimenta a possibilidade de uma espiritualidade que constrói vínculos de amor, justiça socioambiental e solidariedade, e é preciso continuar a aprofundá-la a partir da esperança.

Episódio 6

Uma espiritualidade intercultural é possível?

A vida e a biodiversidade estão ameaçadas pela desigualdade e exclusão social. Hoje, na América Latina, 43 milhões de pessoas vivem fora de seus países de origem. Várias manifestações de nacionalismo e racismo buscam replicar a conquista da terra e do espírito. Mas, a partir da base da sociedade, estão se gestando oportunidades para a construção de outro mundo possível e necessário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *