Política Editoria de ALC

Gestão da notícia, informação, opinião ou comentário.

1.      ALC definirá seus destinatários de acordo com o seu planejamento estratégico, priorizando igrejas, organismos ecumênicos, organizações da sociedade civil. Também distribuirá materiais para a imprensa secular e religiosa.
2.      ALC priorizará como destinatário as igrejas, organizações e líderes comprometidos com os propósitos da agência.
3.      ALC priorizará a qualidade da informação mesmo sob o risco de perder a imediação da notícia. A agência entende por qualidade de informação sua pertinência, profundidade, contextualização, precisão e adequação de linguagem.
4.      ALC considera que um propósito de especial importância é que o material publicado informe e promova a reflexão, de maneira que possa ser útil para ministérios especializados e de motivar a interação entre igrejas e sociedade. Nesse sentido aponta, por meio de diferentes ações articuladas, a um fortalecimento da visibilidade e capacidade de incidência pública das igrejas e organizações.
5.      ALC se reserva o direito de não publicar material que não corresponda a sua política editorial, seu marco ético, e os seus princípios de comunicação.
6.      No caso de publicar matérias com informações contendo erros, elas serão retificadas com a maior celeridade possível. A correção estará a cargo do/a editor/a, ou da direção da ALC, segundo a repercussão institucional.

Gestão de fontes

1.      ALC indicará a fonte de informação, que será explicitada nas diversas versões no material divulgado, salvo em caso de que a fonte solicita que não seja identificada.
2.      ALC publicará informação devidamente comprovada.
3.      ALC publicará opiniões unicamente se o autor/a estão efetivamente identificada/o.
4.      A publicação prévia em outro meio de informação de interesse para o público destinatário da ALC não constitui impedimento para sua divulgação na ALC.
5.      No caso de ocorrer várias informações não-conflitivas sobre um evento ou acontecimento, ALC dará preferência a que foi apurada por seus próprios correspondentes.
6.      Se a pessoa entrevistada solicitar cópia da decupagem do informado para nota, antes de ela ser publicada, ALC lhe alcançará esse material. A pessoa entrevistada terá o direito a corrigir expressões. No caso do/a entrevistado/a mudar o sentido do declarado, ALC se reservará o direito de não publicar a entrevista.

Gestão em casos de conflito

1.      ALC promoverá o equilíbrio na informação em caso de se apresentarem partes em conflito e garantirá a expressão de todas as partes envolvidas.
2.      ALC entenderá prioritariamente a temática sobre o que deu motivo ao conflito em questão, antes que as situações provocadas por essas temáticas.

Imagens e gráficos

1.      ALC não utilizará imagens que identifiquem vítimas de violência, discriminação ou abuso.
2.      ALC não consignará, visivelmente, a fonte e data de obtenção do registro. Quando não for possível, consignará como imagem, registro de divulgação ou de arquivo.