Ex-presidente do CONIC emite nota contra a PEC-55

Dom Manoel João Francisco

Dom Manoel João Francisco

CONIC/ALC-

O ex-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), dom Manoel João Francisco, atual bispo de Cornélio Procópio (PR), escreveu, neste fim de semana, uma nota em que se posiciona acerca da PEC 55 (PEC 241). No texto, divulgado pelo site da Diocese local, ele afirma que, caso a PEC seja aprovada, “as consequências para o povo pobre […] vão ser desastrosas”.

“Na prática assistiremos a privatização da saúde, e o aumento das doenças. As mortes nas filas dos postos de saúde se tornarão rotina. Os pedágios das rodovias vão se multiplicar. A educação vai ser privilégio de poucos”, afirma um dos trechos do documento. A seguir, leia a carta na íntegra:
Caros Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus!

Está para ser aprovada no Senado Federal a PEC 55, Proposta de Emenda à Constituição. Trata-se da popular PEC 241, sobre o “Teto dos Gastos Públicos”. Ela já foi aprovada na Câmara dos Deputados.

As consequências para o povo pobre como nós vão ser desastrosas. Prevê “a transferência de recursos públicos das áreas sociais para o pagamento de juros e para a redução da dívida pública”.

Isto significa cortes drásticos na saúde, na educação, na habitação, nos transportes, etc. Na prática assistiremos a privatização da saúde, e o aumento das doenças. As mortes nas filas dos postos de saúde se tornarão rotina. Os pedágios das rodovias vão se multiplicar. A educação vai ser privilégio de poucos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota, chamando nossa atenção para as injustiças que esta Emenda à Constituição vai significar. Procurem lê-la e meditá-la.

É preciso que nós, pessoas que acreditam que Jesus Cristo veio a este mundo para que todos tenham vida e vida plena (Jo 10,10), manifestemos nosso repúdio e indignação contra esta medida anti-vida e causadora de morte do nosso povo. Hoje, através das redes sociais tornou-se mais fácil manifestar nossa opinião.

Vamos encher os computadores e os celulares dos Senadores dizendo que, eles como nossos representantes devem defender os interesses dos trabalhadores e dos pobres e, não dos que não tem necessidade.

Nossa Senhora interceda por nós e alcance de seu divino Filho dias melhores para o nosso povo.

Dom Manoel João Francisco
Bispo Diocesano

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *