Semana de Oração pela Unidade Cristã será celebrada no mês de maio

Neste ano, 2024, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) será celebrada entre os dias 12 e 19 de maio, tempo de Pentecostes. Com o tema “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo.” (cf Lc 10,27), a SOUC reúne pessoas cristãs, de diferentes confissões, para uma semana de partilhas, diálogos e aprendizados mútuos.

Introdução ao tema da SOUC

Os materiais da SOUC foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN). A CCN é uma comunidade católica com vocação ecumênica, nascida em Lyon, França, em 1973. Sua inspiração é a dinâmica do Vaticano II, a tradição inaciana e a experiência da Renovação Carismática. Para elaborar o material da SOUC 2024, a CCN convidou pessoas da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das igrejas protestantes, dos órgãos ecumênicos e da CCN de Burkina Faso.

No Brasil, o CONIC convidou os irmãos e as irmãs da Comunidade de Taizé de Alagoinhas/Ba para realizarem a adaptação dos subsídios. Para a nossa felicidade, a Comunidade de Taizé aceitou o convite e adaptou, com espírito ecumênico e comunitário, o material proposto pelas igrejas de Burkina Faso. O caderno apresenta roteiros celebrativos, que formam um caminho com três paradas: somos um, oração da cruz e oração da luz.

Este ano, a ideia dos organizadores é fazer da Semana de Oração pela Unidade Cristã uma Semana com forte apelo Ecumênico. A ideia é dar a oportunidade de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que vivem a sua fé de maneira diferente da nossa. Experimentar o amor em diversidade é encontrar Deus revelado na pessoa próxima. Estes encontros nos tornam pessoas melhores, menos conflitivas e mais amorosas.

Oferta da SOUC

A oferta da SOUC faz parte das atividades da Semana. Ela simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.

 Vale lembrar que a oferta integra as celebrações, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *