Diaconia lança campanha contra divisão sexual do trabalho

BRASIL-

 Diaconia lançou a 12ª edição da Campanha Somos Mulheres de Coragem, que apresenta como lema “Ei, estamos aqui! Pelo fim da divisão sexual do trabalho”. A iniciativa da organização foi idealizada para contrapor as narrativas patriarcais e estimular uma formação social inclusiva e mais justa para as mulheres.

Quantas horas as mulheres e os homens dedicam para os cuidados domésticos por dia? Se você for analisar as tarefas realizadas durante o dia em casa e no trabalho, quem se dedica mais? A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios apontou que, em geral, no Brasil, as mulheres dedicam 21h18 por semana para os afazeres domésticos, enquanto os homens dedicam 11h42. (PNAD Contínua 2022)

Esses dados escancaram a perpetuação da divisão sexual do trabalho e expressa a manutenção da subordinação das mulheres.

Nós encerramos a campanha “Ei! Estamos Aqui! Somos Mulheres de Coragem pelo Fim da Divisão Sexual do Trabalho” com o objetivo de levantar nossas vozes para denunciar essa realidade invisível e alcançar uma sociedade inclusiva e mais justa para as mulheres.

“As mulheres ainda são as que dedicam mais horas de trabalho diário para cumprir com tarefas domésticas, seja para o cuidado da casa, das pessoas, dos/as filhos/as, é algo que ainda está posto pela sociedade como responsabilidade das mulheres. Discutir isso é importante para que nós, mulheres, possamos identificar as violências e romper com esse ciclo”, afirmou a coordenadora dos projetos da Diaconia, Kezzia Cristina.

O livreto produzido está disponível na aba biblioteca e pode ser acessado através do site diaconia.org.br.

Veja no YouTube neste link: 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *