Domingo de Ramos: Seu reino é diferente

Sean Hawkey

Sean Hawkey

ALC, juntamente com companheiros de nossa América Latina, quer oferecer algumas reflexões durante esta Semana Santa. Criamos oito peças de comunicação diárias para as redes sociais que, com base nas realidades territoriais das lutas e conflitos da região e da Palavra de Deus, abrem reflexões para compromisso e esperança na época pascal.

Contribuição de Abílio Peña, da Comunidade Franciscana, Colômbia

Sexta Domingo da Quaresma

Domingo de Ramos

Texto: João 12: 12-16

Jesus entra em Jerusalém em um burrito, como na profecia de Zacarias. Ele é um rei diferente dos enviados pelo imperador e pelos reis locais. Ele é justo e humilde, sem arcos de combate, sem escudos, sem cavalos de guerra e proclamará a paz às nações. Seu reino é diferente daquele da dominação romana, que usa os religiosos para justificar o controle econômico e político da Palestina.

A multidão se aglomerava para encontrá-lo, pelos milagres que eram novidade. A aparente popularidade foi revertida após a sentença de morte da Sexta-Feira Santa. Seus executores não podiam suportar a verdade que ele pronunciava, a expulsão dos vendedores do templo, a defesa da mulher adúltera, as curas, a mesa compartilhada com impuros e pecadores.

Neste Domingo de Ramos, Jesus nos pergunta: você quer trilhar o caminho da cruz e a ressurreição comigo ou prefere outro caminho?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *