Campanha da Fraternidade Ecumênica traz “forte sinal de esperança e reconciliação”, afirma secretário-geral interino do CMI

Para marcar o início da Campanha da Fraternidade Ecumênica no Brasil, o Secretário-Geral Interino do Conselho Mundial de Igrejas, Rev. Dr. Ioan Sauca, compartilhou sua esperança de que a campanha trará uma oportunidade única de expressar solidariedade e apoio concretos ao trabalho das igrejas engajadas na expressão da unidade Cristã.

Este ano, a campanha está sendo realizada pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil, que adotou para o evento o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”.

“Reafirmar esta dimensão do amor nos lembra também que a Igreja, como o corpo de Cristo, é movida pelo próprio Cristo – cujo amor pelo mundo, que era o próprio amor de Deus, era tão profundo que ele se entregou até à morte por ele”, disse Sauca em uma mensagem de vídeo. “Assim como somos tocados pelo que é revelado e dado por meio do amor de Cristo, recebemos também o dom do Cristo amoroso, e, por meio dele, tudo o que Deus fez”.

Esta realidade da nossa fé tem consequências diretas na forma como vemos e interagimos no mundo, acrescentou. “Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade Ecumênica nos oferece uma oportunidade de expressar este compromisso com o amor de Cristo”, disse ele. “No entanto, temos enfrentado diariamente diferentes expressões de violência, exclusão e discriminação em todo o mundo.”

E o Brasil não é exceção. “Em tempos como este, o papel das igrejas com um envolvimento histórico na promoção da justiça e da paz é particularmente importante e desafiador”, refletiu, acrescentando ao final o desejo de que “Deus abençoe todos os que estão envolvidos na coordenação e promoção desta importante iniciativa.”

A Campanha da Fraternidade Ecumênica ocorre em média a cada cinco anos desde 2000.

Igrejas membros do CMI no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *