Campanha Primavera para a vida lança publicação com reflexões teológicas sobre “fake news

Lançada no Seminário da Campanha Primavera para a Vida 2021, pela CESE, a publicação traz reflexões que ajudam a entender e aprofundar sobre as “Fake News” no âmbito das igrejas e na sociedade. O livro traz como proposta a reflexão sobre esses novos desafios para as sociedades democráticas, através de subsídios bíblicos e teológicos para que as igrejas trabalhem nas suas reuniões, encontros, catequeses, estudos bíblicos e escolas dominicais. Uma nova ferramenta para discussão coletiva que pode contribuir para o urgente e necessário debate entre igrejas, organismos ecumênicos, movimentos sociais e organizações populares.

A disseminação proposital de desinformação e notícias falsas, passam ocupar um lugar central nos debate públicos sobre a democracia e as implicações que esse fenômeno tem causado para a sociedade.  A publicação “Buscar a Verdade: Um Compromisso de Fé” envia luz à importância do caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça, e denuncia como isso tem sido um impeditivo para avanço social. Inspirada no texto bíblico da Campanha Primavera para a Vida ‘’Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça’’. Pv 12:17ª, a obra expressa como as comunidades de fé são impactadas e como podem fazer os enfrentamentos contra injustiças e mentiras.

Os artigos são assinados por representações das Igrejas que compõe a Diretoria da CESE e pela Professora Magali Cunha, pesquisadora do tema e da relação estreita existente entre a disseminação de notícias falsas e o aprofundamento de fundamentalismos religiosos nas igrejas e na sociedade brasileira. A publicação também conta Histórias de Vidas de pessoas e organizações, afetadas pela disseminação de notícias falsas.

Para acessar a publicação, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *