Instituição islâmica promove integração cultural e inter-religiosa pelo Brasil

Hajj Valter tem 41 anos. Semanalmente, ele visita escolas em Santa Catarina e no Paraná, onde apresenta o islam e a cultura de países muçulmanos a crianças e professores de escolas privadas e da rede pública. As palestras ocorrem, em sua maioria, nos colégios. Mas também podem acontecer em mesquitas – que abrem suas portas para receber a comunidade local. 

No bate-papo, Hajj apresenta a crença islâmica, abre espaço para perguntas e respostas e, principalmente, cria pontes de diálogo entre a cultura muçulmana e a cristã. “Criamos um ambiente de respeito descontração, onde todos conseguem ver que temos muito em comum, cremos em Deus e estamos todos nos esforçando pelo bem”, diz Hajj.

Toda essa ação é coordenada pela Assembleia Mundial da Juventude Islâmica no Brasil (conhecida pela sigla em inglês, WAMY). A ideia é criar um intercâmbio de conhecimento, proporcionando a alunos e professores o contato com uma cultura e uma fé tantas vezes retratadas midiaticamente com o viés de intolerância. “Um dos nossos objetivos é justamente apresentar o islam além daquilo que a imprensa apresenta ”, explica Hajj. 

“O islam é a religião que mais cresce no mundo, cresce no Brasil, na Europa e até nos Estados Unidos. Mais cedo ou mais tarde teremos vizinhos muçulmanos, parentes revertidos a essa fé… e conhecê-la sem filtros é fundamental para superarmos os estereótipos”, pondera.

Em 2022, diversas escolas foram visitadas, impactando centenas de alunos. “Quanto mais oportunidades de encontro forem proporcionadas, maiores são as nossas chances de construir um ambiente de diálogo e de paz, que é a essência das religiões. Somos chamados a construir pontes, e não muros. E essa tem sido a minha missão com a WAMY”, avalia Hajj.

Como faço para chamar uma palestra em minha escola?

Se você é professor, diretor ou pedagogo de algum colégio e tem o interesse em receber uma palestra da WAMY sobre aspectos da fé islâmica e cultura dos países muçulmanos, entre em contato com: secretaria@wamybr.org. Lembre-se: precisamos construir pontes, não muros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *