A Igreja de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – emitiu uma mensagem em comemoração à Reforma Protestante. Neste ano, completam-se 506 anos desde que Martin Lutero pregou suas teses em Wittemberg. E 2024 marca os 200 anos da presença luterana no Brasil.
Leia o documento na íntegra aqui:
Nossas Comunidades são herdeiras da Reforma e testemunham os princípios e valores redescobertos por Lutero, com base nas Sagradas Escrituras. Ao celebrar a Reforma reafirmamos que o anúncio da Boa Nova é a razão de ser da Igreja e compromisso de toda pessoa batizada (Mateus 28.16-20).
Celebrar a Reforma é viver por graça e fé todos os dias (Romanos 1.17), colocando os nossos dons a serviço da vida. Somos pessoas pecadoras e falhamos, mas somos igualmente pessoas perdoadas e salvas, pela graça de Deus, a partir da fé em Jesus Cristo. Jesus Cristo nos liberta de sacrifícios. A fé em Jesus nos leva a realizar boas obras na família, na comunidade e na sociedade, como resposta de gratidão pelo amor recebido.
Celebrar a Reforma também é olhar para o amanhã e se perguntar: que Igreja Deus nos chama a ser? A IECLB faz isso quando se prepara para celebrar 200 anos de presença luterana no Brasil em 2024 e, neste contexto, organiza um fórum de missão que estabelecerá as novas metas missionárias de 2025 a 2030. Com estes movimentos desejamos fortalecer a nossa vitalidade como Comunidades de Jesus Cristo a serviço da vida.
A Igreja está em permanente Reforma. Lutero foi inovador no seu tempo e este é também nosso desafio para os dias de hoje. Como IECLB, somos desafiados e desafiadas a reavaliar a relevância e fortalecer o impacto do nosso testemunho onde atuamos, à luz do Evangelho, em face às injustiças e à ausência de paz e de vida plena.
Celebremos a Reforma com alegria e gratidão, orando e confiando que os caminhos que trilhamos são percorridos sob a graça, a paz e a bênção de Deus.
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente