Mulheres denunciam violência no Carnaval, mas apenas 2% dos casos são registrados pela Polícia em Salvador

Para muitos, o Carnaval é sinônimo de curtição e momentos de felicidade. No entanto, para as mulheres, a folia pode representar grande perigo e um sentimento de falta da segurança. Este ano, o Governo do Estado da Bahia revelou, por meio de uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (14), que 244 vítimas procuraram os Centros de Referência de Atendimento às Mulheres, mas a Polícia Civil só registrou 2,05% dos casos, o que equivalente a cinco denuncias.

Ao todo, 96% delas denunciaram casos de importunação sexual. Ainda houve 8 casos de violência moral e quatro de física e psicológica. A Polícia Civil também registrou 23 casos de violência contra a mulher e dois estupros coletivos.

Vítimas receberam apoio após sofrerem violência no Carnaval

As vítimas ainda teriam sido acolhidas por uma equipe preparada para observar e denunciar casos desse tipo, conforme informou o jornal Correio 24 Horas.

A titular da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) Fernanda Lordêlo admitiu que houve uma redução de quase 10% no número de ocorrências de violências durante a folia. “Nós identificamos um aumento de 39% no número de pessoas que buscaram informações nos centros especializados e um número significativo de casos de importunação sexual. Todo o apoio psicossocial foi oferecido às vítimas, inclusive para os dois casos de estupro”, explicou.

Denuncie

Se você for vítima de importunação sexual, ou algum outro tipo de violência, e/ou conhece alguém que tenha passado por isso, denuncie! Para isso, basta você comparecer a qualquer delegacia, ou fazer uma ligação para o número 180.

Fuente: https://revistamarieclaire.globo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *