Dia Mundial de Oração 2024

Desde 1882, a cada ano, na primeira sexta-feira do mês de março, milhares de mulheres de todo mundo se reúnem para o Dia Mundial de Oração (DMO). Oriundas de mais de 170 países, de todos os continentes, elas formam uma grande corrente de paz. O material que guia essas celebrações, mundo afora, é elaborado, em forma de rodízio, por mulheres de países diferentes. Depois de elaborado, ele é traduzido e distribuído em vários países.

No Brasil, neste ano, a celebração será no dia 1° de março e o  material foi elaborado por mulheres cristãs da Palestina. A celebração é bem elaborada, proporcionando um culto ecumênico emocionante, participativo, contextualizado, reflexivo. 

O tema em 2024 é Inspirado em Efésios 4.1-7. Trata da comunhão que edifica a comunidade, pois, há um só corpo, um só espírito, uma só esperança. 

O convívio está fundamentado no amor, pois, “suportais-vos uns aos outros em amor”. Deus deu e mantém dons para constituir unidade. Por isso, o tema insiste na PAZ. Ela deve ser a realidade a ser construída na Palestina, em Israel e no mundo.  

O Evangelho no Culto do Dia Mundial de Oração de 2024 é João 15. Jesus Cristo ensinou: “Este é o meu mandamento que vocês se amam uns aos outros como eu lhes amei. Ninguém tem maior amor do que este de dar a vida pelos amigos. Eu estou dando este mandamento para que vocês amem uns aos outros”, pede Jesus Cristo.

As mulheres da Palestina iniciaram seu trabalho de elaboração do culto há 4 anos. Junto aos textos bíblicos, contém relatos do testemunho de três mulheres palestinas que vivem o amor no cotidiano, em sua terra: Lina, cristã palestina; Eleonor, da igreja ortodoxa; Sara, pastora luterana. Elas contam suas vidas de povos desalojados e migrantes refugiados. Palestina e Israel estão localizados em território historicamente conflituoso, em disputas. Mas, neste atual período, a região está sendo arrasada por bombardeios, varreduras armadas, fome, sede e doenças. Essa realidade está no horizonte da referida celebração.

No seu testemunho, Eleonor diz:

“Passei a vida como uma cristã palestina, morando em Jerusalém. Escolhi estar totalmente envolvida com todos os membros da comunidade em nível local e global. Aprendi com meus pais como é importante estar junto com os outros, mesmo quando a vida é difícil. Tenho contratempos, obstáculos e até ameaças. No entanto, a nossa comunidade pode ser forte enquanto houver amor, compreensão, gentileza, humildade, solidariedade. Fiz a escolha de viver o mandamento de Jesus de amar os outros como Deus me ama. ”

Com gratidão a Deus e esperança em dias melhores, convidamos você para, neste 1° de março, dedicar um tempo a orar pela paz no mundo, em sintonia com as mulheres organizadoras do Dia Mundial de Oração. Oremos a Deus pelo fim das guerras, pelo entendimento entre os povos, pela justiça e pela solidariedade humana.

Para isso, consulte os materiais para o Dia Mundial de Oração 2024 neste link.

Se preferir, acompanhe esta live sobre o Dia Mundial de Oração.

Texto construído a partir do material disponibilizado pelo DMO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *