Diaconia vence premiação mundial da Indústria do Biogás na categoria Micro Iniciativas com Biodigestor Sertanejo

Com vasta experiência na implementação da tecnologia social do Biodigestor Sertanejo, modelo de biodigestor de baixo custo adaptado para as pequenas propriedades rurais que transforma o esterco animal em biogás, a Diaconia venceu o prêmio da Indústria do Biogás na categoria “Micro Iniciativas”. 

A premiação, que acontece anualmente, foi promovida pela Associação de Digestão Anaeróbica e Biorrecursos (ADBA) e Associação Mundial de Biogás durante a Feira Mundial de Biogás (World Biogas Expo), principal feira global de biogás, também organizada pelo ADBA e WBA, no Centro Nacional de Conferências (NCC Birmingham), no Reino Unido. 

As categorias dos prêmios contemplaram os principais “players” do mercado do Biogás, incluindo operadores/as de AD, desenvolvedores/as, fornecedores/as de energia, pesquisadores/as, engenheiros/as, entre outros e outras. Confira a lista de vencedores e vencedoras: https://awards.adbioresources.org/2024-winners/ 
Além da categoria “Micro Iniciativas”, a Diaconia também foi indicada na categoria “Herói do Ano”.  

Segundo Waneska Bonfim, coordenadora político-pedagógico da Diaconia, o prêmio foi mais um reconhecimento ao trabalho da Diaconia e às práticas de convivência com o Semiárido. “Ampliar o diálogo internacional sobre biogás, apresentando a realidade das famílias agricultoras do Semiárido, também como produtoras de biogás e biofertilizantes, já é uma realidade no Nordeste do Brasil. Esse prêmio é significativo para cada uma das famílias que estão envolvidas com o Biodigestor Sertanejo e que muito tem contribuído com o saneamento rural, com a produção de energia renovável e com a integração das tecnologias sociais”, afirma. 

A Diaconia tem promovido o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais através de práticas e tecnologias sociais adaptadas à realidade do Semiárido e feito ação de incidência pela efetivação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção, comercialização e consumo de alimentos de base agroecológica. No setor do biogás, a organização tem avançado no trabalho de assessoria às famílias agricultoras através de implementações e manejos de agroecossistemas; de fomento à correta destinação de resíduos sólidos; do aprimoramento e implementação de tecnologias sociais na perspectiva do acesso e armazenamento de água, de práticas de manejo e conservação do solo, e da autonomia energética.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *