Projeto Emanuel, de acolhida e solidariedade, na Catedral de San Tiago

Fotos de Carmen Regina Duarte Gomes

BRASIL-

O Projeto Emanuel, de a Catedral de San Tiago – Diocesis Anglicana del Paraná – Iglesia Episcopal Anglicana de Brasil, en Curitiba, da acolhida a pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade, em média 100 pessoas a cada semana.

O trabalho consiste en acolhida solidária e fraternal a partir das 8hs da manha. Com café. Logo depois, momento de espiritualidade e oração, segue-se diferentes atividades como rodas de conversa, arte terapia, debates sobre políticas públicas e acesso a elas, filmes, debates, músicas. presença de especialistas como psicólogas, assistentes sociais, defensoria pública, pessoas da área da saúde, se alternam durante o mês.

Há diálogo individual e coletivo. Esse trabalho movimenta diretamente aproximadamente 20 voluntários e um número enorme de pessoas que participam indiretamente com doações de gênero e roupas.

São atendidas pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade, em média 100 pessoas a cada semana.

Todas as pessoas são atendidas sem distinção alguma, independentemente de raça, gênero, religião, gosto partidário. Da mesma forma, no que se refere às pessoas voluntárias.

Atualmente a comunidade episcopal/anglicana conta com vários parceiros para realizar seu trabalho, especialmente de uma pastoral da igreja Católica Romana, nominado Pastoral do Povo da Rua.

Esse trabalho foi organizado por líderes da comunidade Catedral de São Tiago há mais de uma década e é chamado de Projeto Emanuel. São responsáveis pelo lado episcopal/anglicano: Naudal Gomes, Carmen Regina Duarte Gomes, Esther Ono e Megume Sanada e pelo lado da Igreja Católica a coordenação da Pastoral do Povo da Rua é a Assistente Social Marlene Ferreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *