Como combater notícias falsas: Campanha Primavera para a Vida

BRASIL-Foi lançada a 21ª edição da Campanha Primavera para a Vida-CPPV da CESE. A largada foi dada em um seminário realizado de maneira virtual na noite desta quarta-feira (22). Com o tema “Buscar a Verdade: um compromisso de fé”, o encontro contou com participação da jornalista Dra. Magali Cunha, da pastora Romi Bencke e da ativista Ana Gualberto, além de diversos membros do movimento ecumênico. Este ano, a Campanha Primavera para a Vida aborda o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News” (expressão sofisticada para o termo “mentira”) tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em comunidades de fé.

A campanha aborda o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News” (expressão sofisticada para o termo “mentira”) tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em comunidades de fé. Por isso, o texto que nos inspira é: “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça”. Pv 12:17a.

Um dos primeiros passos para descobrir se uma notícia é falsa ou não é verificar a credibilidade da página que a está veiculando. Procure pelo endereço vinculado à notícia, visite o site que a publicou. Outros veículos conhecidos também publicaram aquele conteúdo? Algum deles é mais conhecido? Se não, este é um bom motivo para suspeitar do texto. Dificilmente fatos relevantes não serão pautados por jornais sérios.

O Coletivo Bereia, parceiro da CPPV, checa fatos publicados diariamente em mídias religiosas e em mídias sociais brasileiras que abordem conteúdos sobre religiões e suas lideranças no Brasil e no exterior. A verdade sobre fake news que circulam com maior frequência entre as comunidades de fé pode ser encontrada no site do Coletivo.

A CPPV 2021 é realizada pela CESE com apoio do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Coletivo Bereia e da ALC – Agência Latino-Americana e Caribenha de Notícias. 

Quer saber mais sobre como combater notícias falsas?

Acesse nosso site, siga nossas redes e acompanhe as postagens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *