Fake News: As mentiras mais comuns que circulam em grupos de igrejas

Uma das notícias falsas que mais circularam durante a corrida eleitoral de 2018 foi a de que o Ministério de Educação havia vinculado o livro “Aparelho Sexual e Cia” a programas da pasta durante a gestão de Fernando Haddad. A narrativa criada à época dizia que o Ministério estava enviando um suposto “Kit Gay” às escolas. O que é mentira. 

 A verdade é que, em 2011, o MEC financiou uma cartilha de orientação para professores chamada “Escola Sem Homofobia”. A versão impressa, no entanto, nunca chegou a ser distribuída devido à pressão da bancada evangélica. A história do “Kit Gay” é uma das mentiras que mais circulam em grupos de igreja.

Para saber a verdade sobre essa e outras fake news que circulam com maior frequência entre as comunidades de fé, visite o site do Coletivo Bereia – www.coletivobereia.com.br –, parceiro da CESE na Campanha Primavera para a Vida 2021. A campanha aborda o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News” (expressão sofisticada para o termo “mentira”) tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em comunidades de fé. Por isso, o texto que nos inspira é: “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça”. Pv 12:17a.

 A CPPV 2021 é realizada pela CESE com apoio do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Coletivo Bereia e da ALC – Agência Latino-Americana e Caribenha de Notícias. 
Quer saber mais sobre como combater notícias falsas? Acesse nosso site, siga nossas redes e acompanhe as postagens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *