A Pré-Assembléia das Américas da Federação Luterana Mundial foi realizada na Colômbia

COLÔMBIA-

“Estamos honrados em receber a grande representação de igrejas luteranas de nossas regiões. É um sinal importante para nós”, disse Atahualpa Hernández Miranda, bispo da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia (IELCO). A igreja está sediando a Pré-Assembléia das Américas da Federação Luterana Mundial (LWF), que aconteceu em Bogotá, Colômbia, de 17 a 21 de abril.

Durante a Pré-Assembléia, as delegações refletirão sobre o tema da Décima Terceira Assembléia “Um Corpo, Um Espírito, Uma Esperança”, oferecendo uma perspectiva regional e contextual. Elas também compartilharão perspectivas sobre o trabalho da IELCO e do programa do país LWF, com um foco especial em seu compromisso com a paz na Colômbia.

As delegações também transmitirão uma mensagem à Décima Terceira Assembléia, que acontecerá em Cracóvia, Polônia, em setembro, reunindo as 149 igrejas membros da LWF em 99 países em todo o mundo.

Em seu sermão durante o culto de abertura da Pré-Assembléia, Hernandez disse: “Desta vez, durante a Pré-Assembléia, certamente traremos à luz as muitas maneiras pelas quais Deus continua a trabalhar. Entre os jovens de nossas igrejas, através de sua inovação, criatividade e liderança”. Através do enorme compromisso de nossa rede de mulheres em nossa região”. Através de suas excepcionais qualidades e seu profundo enraizamento na realidade das mulheres de nosso continente na defesa de seus direitos e na busca de justiça.

A respeito dos próximos dias de consulta e discernimento, Hernández disse: “Que a presença esperançosa de Jesus ressuscitado continue a insuflar vida em nossos corações”. Que possamos ser igrejas onde haja espaço para aqueles que temem”. Que possamos acolher com amor aqueles que duvidam”. Que não nos julguemos uns aos outros, mas que nos acompanhemos uns aos outros”. Que possamos ser uma comunidade que oferece e recebe o perdão”.

Antes da Pré-Assembléia e durante o fim de semana, mulheres e jovens se reuniram em Chía, perto de Bogotá. Delegações da Assembléia, membros do Conselho, coordenadores regionais, assessores e assessores discutiram as prioridades para as regiões da América Latina e do Caribe e da América do Norte nos próximos anos. Estas estão refletidas nas mensagens dos jovens e das mulheres para a Pré-Assembléia.

Comunidades, identidade e liderança
Os jovens luteranos identificaram três áreas prioritárias: comunidades justas, identidade de fé e liderança juvenil.

As comunidades justas procuram alcançar clima, gênero e justiça social de forma holística. “Considerando as assimetrias entre o Norte e o Sul globais e o entendimento de que as mudanças levam tempo e que a juventude é o motor dessas mudanças, convidamos nossa igreja a agir”, dizem os jovens em seu fórum juvenil.

Eles também apontam que as realidades comunitárias mudam de acordo com o contexto sociopolítico e o número flutuante de pessoas em nossas comunidades. “Acreditamos que a compreensão de nossa identidade é um tema recorrente para as gerações mais jovens, que se conecta tanto à fé quanto ao nosso sentimento de pertencer ao Corpo de Cristo”.

Eles também pedem que a liderança juvenil seja vista “como o engajamento ativo dos jovens líderes de hoje” e não “como o desenvolvimento da liderança para o futuro”.

Chamam ao estudo das confissões e experiências no ministério ordenado
As Mulheres das Américas celebraram o 25º aniversário da ordenação feminina na IELCO, refletindo sobre o progresso e os desafios em relação à justiça de gênero e identificando as prioridades regionais a serem levadas à Pré-Assembléia de Mulheres na Polônia. Estas foram: identidade confessional, justiça de gênero, comunidades justas e educação teológica.

Em sua mensagem, as mulheres pedem um estudo dos documentos confessionais luteranos tendo em vista o 500º aniversário da Confissão de Augsburg em 2030. Estes devem ser moldados como uma “resposta às crescentes narrativas fundamentalistas na região e a algumas situações de violência em nossas igrejas”.

Seguindo o processo de estudo da LWF sobre as experiências do ministério ordenado, a mensagem das mulheres pede um acompanhamento dos resultados do estudo. O novo processo deve refletir sobre o sacerdócio dos crentes, o batismo, a justificação pela fé, a liderança, a releitura da doutrina luterana, e a vocação e o ministério.

Com relação às comunidades justas e à reflexão sobre “Um Só Corpo”, a mensagem levanta questões sobre de que corpo se está falando e pede que se considere quais partes do corpo estão faltando.

Tendo identificado a importância da reflexão teológica, a mensagem das mulheres conclama as instituições teológicas a incluir perspectivas de justiça de gênero no estudo de documentos confessionais.

A Décima Terceira Assembleia da Federação Luterana Mundial será realizada de 13 a 19 de setembro de 2023 em Cracóvia, Polônia. O tema da Assembléia será “Um Corpo, Um Espírito, Uma Esperança”. A igreja anfitriã será a Igreja Evangélica da Confissão de Augsburgo na Polônia.LWF/A. Weyermüller

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *