Bispa metodista faz visita histórica a Madagascar

Por Alvin Makunike e Rev. João Filimone Sambo
ANTANANARIVO, Madagascar (Notícias da MU)

A primeira igreja Metodista Unida na nação insular deu as boas-vindas à Bispa Joaquina Filipe Nhanala, que presidiu aos primeiros baptismos, Santa Ceia e confirmacoes da igreja A Igreja Metodista Unida Ambodifasika começou em 2018 sob a liderança de Ratovohery Jean Aime, um cidadão local que aprendeu sobre a denominação durante o treinamento de liderança nos EUA. Durante a visita do bispo, o número de membros saltou para cerca de 500, com a confirmação de quase 100 novos membros e o batismo de 65 crianças e 28 adultos.

Centenas de pessoas lotaram a pequena Igreja Metodista Unida de Ambodifasika para experimentar uma série de novidades: a primeira visita à igreja de um bispo Metodista Unido e seus primeiros batismos, Santa Ceia e confirmações.

A primeira igreja Metodista Unida da ilha também celebrou a sua Junta Administrativa inaugural da igreja e a conferência organizacional durante a visita da Bispa Joaquina Filipe Nhanala, bispa residente da Área de Moçambique, que também foi designada para supervisionar o Campo Missionário de Madagascar.

A Igreja Metodista Unida de Ambodifasika começou em 2018 sob a liderança de Ratovohery Jean Aime, um cidadão local que soube da denominação durante o treinamento de liderança nos Estados Unidos

Nos últimos cinco anos, a igreja tem crescido constantemente, mas durante a visita da bispa no final de Fevereiro, o número de membros saltou para cerca de 500 com a confirmação de quase 100 novos membros e o batismo de 65 crianças e 28 adultos.

“O que estamos vivendo aqui é muito encorajador e promissor,” disse Nhanala durante a visita histórica. “Sinto-me muito abençoada por estar aqui.”

Nhanala passou oito dias no país supervisionando cerimônias e assuntos da igreja. Madagascar é uma ilha localizada no sudoeste do Oceano Índico – separada da costa Africana pelo Canal de Moçambique de 250 milhas de largura. O país tem cerca de 29 milhões de habitantes.

 “Esta é uma ocasião importante na vida da Igreja e do povo de Madagascar,” disse Nhanala. “Viemos para ver e aprender o que o povo deste país está fazendo no cumprimento da Grande Comissão.” 

Antes de liderar o culto de domingo, a Bispa Nhanala liderou a inauguração de uma placa da igreja ao longo de uma das ruas movimentadas do bairro de Ambodifasika, a cerca de 300 metros da igreja. Ambodifasika fica nos arredores de Antananarivo.

“Convidamos os membros da igreja, membros de igrejas irmãs, chefes e autoridades locais para testemunharem a inauguração da sinalização da igreja,” disse Aime, que serve voluntariamente como pastor local.

“Agradecemos a Deus por esta visita episcopal. A Bispa Nhanala é uma líder maravilhosa que ama as pessoas e a igreja, e agora veio para nos encorajar, para nos guiar em muitas facetas da igreja,” disse ele.

Aime disse que agora que o edificio da igreja está concluído, eles precisam de mobilia e instalação elétrica adequada. Inicialmente, a congregação se reunia nas casas das pessoas, até que Aime ofereceu parte de seu terreno para construir a igreja. Embora ainda haja trabalho a fazer, os membros da igreja disseram que a cerimônia de inauguração foi uma celebração do que ainda está por vir.

“Acredito que com esta sinalização inaugurada, muitas pessoas se juntarão à Igreja Metodista Unida em Madagascar,” disse Rasomanatena Jullette, que compareceu ao evento.

Enquanto a igreja realiza cultos de adoração e realiza outros ministérios, sem um pastor ordenado, a congregação não tem sido capaz de receber os sacramentos.

Durante o culto de 26 de Fevereiro, muitas pessoas vieram receber a Santa Ceia pela primeira vez sob os auspícios Metodistas.

“Partimos o pão juntos como irmãs e irmãos, a primeira experiência com esta família de fé,” disse Nhanala.

A bispa baptizou 93 pessoas e confirmou 98 como membros da Igreja Metodista Unida. Ela disse que ficou satisfeita com a comparência de muita gente.

 “Esta foi uma semana de trabalho encorajador e ministério em Madagascar. Primeiro, recebemos todos na família da IMU, antes de serem baptizados ou confirmados na doutrina Metodista,” disse ela. “Isso foi muito bom.”

Aqueles que receberam os sacramentos foram treinados por um trio de pastores Metodistas Unidos da Área Episcopal de Moçambique que visitaram Madagascar em três ocasiões distintas.

Tanto candidatos ao baptismo quanto à confirmação estavam ansiosos para receber as ordenanças.

“Estou muito satisfeito por ter recebido o sacramento do baptismo,” disse Justin Rakotoarimanana, um jovem membro adulto da Igreja Metodista Unida de Ambodifasika.

Rakotoarimanana está na igreja desde a sua criação em 2018. 

Os pais e padrinhos levaram seus filhos ao altar para que a Bispa Nhanala os baptizasse.

“Hoje é um dos meus dias mais felizes,” disse Ravosoa Kadamasy, uma mulher de 27 anos que foi baptizada. “Comecei a frequentar esta igreja desde 2020, quando um amigo meu me convidou. Desde então, nunca perdi nenhuma reunião da igreja.”

Perto do final do culto de domingo, Nhanala convidou aqueles que gostariam de ingressar no ministério ordenado e oito candidatos responderam positivamente.

“Neste momento, começamos a entrevistar pessoas da liderança local para ver quem pode ser enviado ao seminário para o treinamento,” disse a bispa.

“Ao ingressar na UMC, alguns de vocês vieram de diferentes denominações, outros não iam à igreja. Dou-vos as boas-vindas a todos, então agora vocês estão se unindo à igreja não apenas aqui em Madagascar, mas em todo o mundo,” continuou ela.

Esdras Rakotoarivony é um dos jovens que respondeu ao chamado para o ministério ordenado.

“Estou muito feliz por ser um membro da IMU,” ele disse. 

Erica Tahiriniaina, uma professora de 22 anos da primeira série e agora membro efectivo da Igreja Metodista Unida de Ambodifasika, disse que espera usar suas habilidades de comunicação para compartilhar o bom trabalho que a igreja está fazendo em Madagascar.

“Quando entrei nesta igreja, minha vida Cristã mudou. Comecei a trabalhar duro para a igreja. Precisamos que nossa igreja seja conhecida em todo o país,” disse ela. “Estou muito animada em aprender a contar essas histórias e aplicar minha experiência como professora.”

Madagascar é um campo maduro para o evangelismo, disse Nhanala.

“Podemos dizer que há motivos suficientes para celebrar dentro de nossa área episcopal… quando vemos o crescimento da missão de Jesus Cristo,” disse ela.

Cerca de 480 pessoas compareceram ao culto de Domingo, incluindo alguns convidados do governo local e membros de igrejas dentro do mesmo bairro

Celebrando a Quarta-feira de Cinzas

No início da semana, os membros da igreja se reuniram para celebrar a Quarta-feira de Cinzas.

“O culto da Quarta-feira de Cinzas foi nossa primeira experiência,” disse o membro da igreja Razafunduahibe Herilina. “Aprendemos muito com nossa participação no culto da Quarta-feira de Cinzas e também com as explicações que recebemos da bispa.”

Tanjoriana Clarah, um membro de 17 anos do grupo de jovens da Igreja Metodista Unida de Ambodifasika, disse que as pessoas estavam ansiosas para aprofundarem sua fé.

“Como vocês podem ver, embora seja no meio da semana, muitas pessoas vieram esta manhã para assistir ao culto das 9h da Quarta-feira de Cinzas,” disse ela. “A nossa presença aqui é porque as pessoas querem ouvir a Palavra de Deus.”

A bispa Nhanala também presidiu a primeira reunião da Junta Administrativa da igreja com membros representando as várias classes da igreja, incluindo dos pontos de pregação, mulheres, jovens e outros ministérios, como finanças e Escola Dominical.

“Esta visita episcopal e sua agenda de actividades são muito importantes para nós,” explicou  Rakotoarivony, membro da Junta.

“A primeira Junta da igreja presidida pela bispa ajudou a guiar, moldar, fortalecer e encorajar-nos como uma comunidade de fé, a continuar focado em (fazer) o trabalho de Deus da maneira certa que os Metodistas Unidos fazem.”

Nhanala também presidiu a primeira conferência da igreja.

“Somos gratos pelas experiências desta semana,” disse Rakotoarivony.

Aime disse que a Junta da igreja é diversificada, com uma variedade de faixas etarias representadas.

“Encontrarás jovens, mulheres, homens e todos muito comprometidos em fazer avançar a obra de Deus aqui,” disse ele.

As prioridades da igreja incluem capacitação, plantação de igrejas, combate à pobreza e assistência aos muitos necessitados que vêm à porta da igreja.

“Precisamos desenvolver tanto a igreja quanto seus líderes,” disse Nhanala. “Tenho visto muitas pessoas comprometidas que só precisam de formação em matérias de igreja e liderança comunitária.”

A primeira conferência histórica foi realizada em 25 de Fevereiro sob o tema “Ide e fazei discípulos de Jesus Cristo para a transformação da sociedade” (Mateus 28:19).

A agenda da conferência foi preparada durante a primeira Junta da igreja e guiou os procedimentos da conferência. Todos os membros da Junta da igreja estavam presentes juntamente com cerca de 100 outros que vieram para testemunhar o encontro histórico.

“Esta é a minha primeira experiência e presença na plenária da conferência,” disse Kadamasi com um sorriso.

Os relatórios foram apresentados pela tesoureira, ministério da escola Dominical, comissão de finanças, grupo de jovens e do pastor Aime. Todos os relatórios foram aprovados com aclamação.

Ao avaliar a visita como um todo, Nhanala considerou-a uma experiência frutífera.

“Isso realmente nos ajudou a ver, ouvir, sentir e aprender de diferentes ângulos o que a igreja e as comunidades de Madagascar estão passando,” disse ela, observando que é um país jovem.

“O que prevejo em Madagascar é um rápido crescimento da igreja que deve ser acompanhado de uma boa liderança,” disse ela. “Portanto, precisamos equipar a liderança e os membros da igreja que vêm à nossa igreja”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *