Ceseep: Construção coletiva – Relatos Feminismos Urbanos

(Ceseep)

Neste ano de 2021, em meio a pandemia, nos vimos diante do desafio de fazer um curso que aproximasse, acolhesse e levasse as pessoas a refletirem sobre a própria realidade. Durante 12 dias, o Curso Latino-americano de Pastoral e Relações de Gênero, organizado pelo CESEEP, foi realizado no formato online. O grupo era formado por 27 pessoas, na sua maioria mulheres e jovens. Com o apoio de assessoras e assessores, realizamos momentos de estudos, reflexão e troca de saberes. Ao final do curso foi apresentado o trabalho de sistematização realizadas por todas as participantes.

A sistematização é uma importante ferramenta da Educação Popular nos processos formativos e pode se apresentar de várias formas, de acordo com os objetivos a serem alcançados. Neste ano, optamos por elaborar um texto coletivo com o mesmo tema do curso e o caderno traz a reflexão sobre o tema e depoimentos que conta a história das mulheres da periferia e suas lutas pro sobrevivência em tempos de pandemia.

Nesta construção coletiva, consideramos o registro feito individualmente pelxs participantes e os organizamos em cinco partes: as três primeiras com as reflexões acerca dos conteúdos trabalhados; a quarta com relatos de mulheres da periferia e/ou que com elas trabalham, sobre sua vivência no período de isolamento social imposto pela pandemia e, a quinta, com indicação de mulheres que foram referência para quem estava no curso. Ao final, mais que uma produção textual, foi uma produção de mulheres comprometidas com a vida e com mundo o qual estão inseridas.

Clique aqui para acessar o texto em português

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *